h1

Bares criam medidas criativas para lidar com a lei antifumo.

17 de setembro de 2009
Bianka Saccoman

No dia 7 de agosto de 2009, entrou em vigor a lei que proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo, sancionada pelo governador do Estado de São Paulo José Serra.

A medida de restrição ao fumo já existe em grandes cidades como Paris, Nova York, Buenos Aires e Londres. O principal objetivo da lei é proteger a saúde do fumante passivo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o fumo passivo é a terceira maior causa de mortes evitáveis no mundo.

Os estabelecimentos que infringem a lei são punidos com multas pesadas, e em caso de reincidência, o valor aumenta e ainda existe o risco do fechamento temporário do local.

 Agora, a procura por estabelecimentos onde o fumo é permitido aumentou. As mesas ao ar livre são as mais disputadas entre os frequentadores de bares da capital. Filas de espera por uma mesa na calçada, por exemplo, podem durar 40 minutos ou 1 hora.

Além de placas, cartazes e informações para alertar os clientes, os estabelecimentos adotaram novas e particulares medidas para lidar com a restrição imposta pela nova lei. Os bares que apresentam mesas ao ar livre, aumentaram a quantidade de lugares para não perder a clientela. A plaquinha: “saí para fumar”, é colocada na mesa dos clientes que se ausentam das mesas, e já foi adotada pela maior parte dos estabelecimentos.   

Nas mesas externas do Bar Papo, Pinga e Petisco, na Praça Roosevelt, é exclusiva a presença de fumantes, não-fumantes somente ocupam as mesas internas, onde o cigarro é barrado. O bar e restaurante Killa, de temática peruana, em Perdizes oferece mantas para os fumantes que ocupam as mesas na calçada durante a noite.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: