h1

Restaurante homenageia Carmen Miranda

20 de setembro de 2009
Mariana Buck

Imprescindível à sobrevivência, a alimentação mudou a história do homem. Por meio da domesticação de frutas, hortaliças e animais este ser gregário, que desde a pré-história se organiza em grupos para sobreviver, teve contato com a produção de excedente. Por sua vez, o excesso, a sobra promoveu o escambo que evoluiu para o mercantilização – graças a sua maior durabilidade o grão era usado como moeda.

A descoberta do fogo e seu controle deram ao homem o poder de transformação e o diferenciou dos outros animais. Segundo Lévi Strauss, em sua obra ” O cru e o cozido”, o fogo adquire importância por representar a distinção entre natureza e cultura, coleta e cozinha, alimentação animal ou cultural. Ou seja, foi graças a esta separação que  a alimentação se tornou mais uma das diversas formas de expressão da cultura humana e  deu origem à gastronomia.

Este universo fascinante, que envolve a gastronomia está muito mais presente em nosso cotidiano do que podemos imaginar. Está na literatura, no cinema, na televisão, na internet e até mesmo na música. Como  exemplo desta quase onipresença gastronômica, o restaurante São Cristóvão – uma tradicional casa da Vila Madalena –  promove a semana Carmen Miranda entre os dias 21 e 28 deste mês.

Como homenagem  ao centenário da luso-brasileira, considerada a precrursora do tropicalismo,  o restaurante elaborou um cardápio especial com pratos, petiscos e até bebidas citadas pela intérprete em suas músicas. Os destaques do menu são:  o picadinho à baiana, baseado na canção “A Pensão de Dona Stela” e  camarão com chuchu, citado em “Disseram que Eu Voltei Americanizada”.  

Vale a pena conferir esta fusão cultural, música e gastronomia.

 

Video- \”Disseram que voltei americanizada\”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: