h1

Quem veio primeiro, o sorvete ou a geladeira???

26 de setembro de 2009
Mariana Buck

A história do sorvete é repleta de curiosidades e são várias as versões que buscam explicar seu surgimento.

O primeiro relato sobre o sorvete data de três mil anos atrás e tem sua origem no Oriente. Os chineses tinham o costume de preparar  uma pasta de leite de arroz misturada com neve e suco de frutas. No ano 1110 a.C eles desenvolveram uma maneira de conservar o gelo natural para ser usado durante o verão, construiam espessas caixas de gelo, com blocos formados no inverno – que serviam como grandes geladeiras para guardar os alimentos em baixas temperaturas.

Consta em alguns livros de história que alguns séculos mais tarde, no ano 60 a.C  Nero saboreava essa sobremesa em seus banquetes. Nesta época a mistura era preparada no momento de servir com suco de frutas, mel e neve dos Alpes.

Sobre a introdução do sorvete na Europa do século XIII, diversos historiadores atribuem a Marco Polo este feito. Foi neste período que o leite  teria sido incorporado às receitas. Somente alguns séculos à  frente, por volta de 1686 o italiano Francesco Procopio Dei Coltelli criou a máquina de sorvete.

Mas foi  com a invenção do freezer à manivela por Nancy Johanson, em Nova Jersey que o sorvete adquiriu uma consistência semelhante à que conhecemos  hoje. E foi justamente nos Estados Unidos que o produto se popularizou, a primeira sorveteria, em moldes comerciais foi instalada em Baltimore em 1851. No Brasil, a sorveteria nasceu em 1835, quando um navio americano aportou no Rio de Janeiro com 270 toneldas de gelo e dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvete- nesta época era chamado de gelado. Apenas em  1941, quando foi fundada a  U.S Markson  do Brasil, depois de uma lenta evolução  que o país  iniciou a distribuição em escala industrial desta guloseima. O primeiro lançamento já com a marca da Kibon foi o Eski-Bon.

O curioso nisto tudo é a constatação de que o sorvete veio primeiro que a geladeira , que foi criada em 1851 por um médico americano chamado John Gorrie. Alguns anos mais tarde seu invento foi aperfeiçoado pelo  engenheiro alemão Carl Von Lide, por volta de 1875 e somente em 1913 urgiu a primeira geladeira de uso doméstico.

O sorvete foi sendo aprimorado ao longo dos séculos e incorporou novos igredientes, em conjunto com o avanço tecnologico e das técnicas de preparo até chegar ao que é hoje. Nesta semana, no dia 23 de setembro o Brasil comemorou o dia nacional do sorvete e em homenagem à ele a padaria Bella Paulista, localizada na Haddock Lobo, inaugurou sua gelateria. As iguarias são de fabricação própria ,no total são 71 sabores. Os destaques ficam para as interpretações de sobrimesas italianas e francesas em forma de gelato, como: Tiramissu, Gianduia, Zuppa Inglesa, Torrone, Profiteroles e Zabaione.

Para os amantes deste  antigo, refrescante e delicioso  doce  o lançamento desta nova gelateria é um convite ao paladar, que além dos sabores variados apresenta ao público – por meio das interpretações  de sobremesas – um pouco da cultura  de outros países.

Endereço 
 Bella Paulista – Rua Haddock Lobo , 354 – Telefone : 3214-3347 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: