h1

Cerveja à mesa

1 de outubro de 2009
Bianka Saccoman

 

cerveja

Não somente o vinho faz parte do menu de restaurantes, cada vez mais, a cerveja  toma espaço nos cardápios. E dessa vez, como acompanhamento de pratos principais e não exclusivamente de petiscos e porções.

Existem diversos tipos de cerveja – Pilsen, Export, Lager Dortmunder, München, Bock, Malzbier, Ale, Stout, Porter, Weissbier, Alt e outras – e por que não combiná-las com refeições?

A cerveja proporciona uma excelente combinação com inúmeros ingredientes e receitas culinárias, além de oferecer determinadas características que não estão presentes na maior parte dos vinhos. Como a carbonatação, que limpa e ativa as papilas gustativas e, por consequência, acentua os sabores das preparações. Além do amargor, que é um grande estimulante de apetite e corta a gordura dos pratos pesados

O processo de harmonização funciona na identificação e combinação dos ingredientes presentes na receita e as características base da cerveja, de maneira que os sabores não se sobreponham. A harmonização pode ser por corte (quando os elementos da cerveja quebram a gordura presente no prato), por contraste e por semelhança.

Cervejas Pilsen estilo Malzbier fazem harmonização com peixes defumados, queijos mussarela e prato, assados e sobremesas. As estilo Schawarzbier harmonizam com carne de porco, batata, churrasco, massas, risotos entre outros. Já as cervejas mais populares, Pilsen do estilo Lager, fazem harmonização com queijo brie, aperitivos, carnes vermelhas, defumados, pratos orientais, aperitivos secos e torrados, salgadinhos, carnes brancas, peixes, massas leves e lingüiças.

No Brasil, a maneira como as pessoas encaram a cerveja está mudando, cervejas especiais estão sendo adicionadas no cardápio de diversos restaurantes.

O restaurante japonês Kinoshita oferece uma mini-carta de cerveja. A bebida fermentada é oferecida ao lado do saquê, chá e vinho para combinar com os pratos. O restaurante AK, de culinária judaica contemporânea, aumentou o repertório com oito estilos e sugestões de harmonização.

 

Kinoshita : Rua Jacques Félix, 405 – Vila Nova Conceição  tel: (11) 3849-6940

AK Delicatessen:  Rua Mato Grosso, 450 – Higienópolis  tel: (11) 3231-4467

Para saber mais sobre a harmonização:

http://www.brejas.com.br/harmonizacao-cerveja.shtml         

 www.edurecomenda.blogspot.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: