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A saudade que dá água na boca!

7 de outubro de 2009
Bianka Saccoman

Não há quem não reviva um pouco de nostalgia ao lembrar de campanhas publicitárias que marcaram época. A propaganda televisiva possui um forte impacto sobre as pessoas, por meio dela, é possível que determinado produto seja muito mais consumido pelo público.

Os jingles continuam na memória das pessoas, até mesmo quando o comercial deixou de ser vinculado há anos. Quem não se lembra do comercial do Pirocóptero, o pirulito que virava brinquedo? Da campanha: “Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles, num pão com gergelim” que cantava os ingredientes do Big Mac, da rede Mc Donald´s? Ou do chocolate Chokito, da marca Nestlé?

Muitas marcas utilizam crianças em suas campanhas, as que mais marcaram foram a dos “mamíferos” do leite Parmalat, o yogurte Chambinho com a música Carinhoso, a campanha de 1995 do chocolate Garoto, onde os bombons prometem realizar os sonhos de meninos apaixonados.

Empresas na área de alimentos se comprometeram no final de agosto, a restringir a propaganda de alimentos direcionados a crianças. Ficou estabelecida a proibição de propagandas para crianças menores de 12 anos, em veículos que tenham mais de 50% de audiência deste público.

A restrição vale para televisão, rádio, mídia impressa ou internet para produtos das empresas AmBev, Batavo, Bimbo, Bob’s, Burger King, Cadbury, Coca-Cola, Danone, Elegê, Ferrero, Garoto, General Mills, Kellogg’s, Kraft, Mars, McDonald’s, Nestlé, Parmalat, PepsiCo, Perdigão, Sadia, Schincariol e Unilever.

Em 2006, o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) já havia proibido frases no imperativo, como: “Peça para sua mãe comprar”, “Compre Baton”, Me dá, Danoninho”. Além de não poder mostrar discriminação porque a criança não tem certo produto. Outra medida referente à alimentação foi a proibição do Ministério da Educação de servir refrigerantes e sucos artificiais nas merendas das escolas públicas – adotada em julho.

Outras campanhas utilizam um apelo sensual para atrair seu público, como o caso dos chocolates Sufflair e Prestígio.

Para os interessados em relembrar os clássicos da publicidade brasileira relacionados à alimentação, vale a pena conferir:

Primeiro comercial do Toddy:   http://www.youtube.com/watch?v=QbonB5gj-ys

Tartarugas animadas Tortuguitas, da marca de chocolartes Arcor: http://www.youtube.com/watch?v=dmGLlMzvaSs

Comercial Bis: http://www.youtube.com/watch?v=os7fVsIh1MA

Bubbaloo banana: http://www.youtube.com/watch?v=i2gw41avTQU

Guaraná Antártica: http://www.youtube.com/watch?v=HgBI_cKboUM

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