h1

Macaron salgado??

8 de outubro de 2009
Mariana Buck

sodoces_macarons

Este tradicional e colorido doce, é  preparado com merengue e farinha de amêndoas. Sobre a origem  do Macaron há uma divergência: os italianos alegam que a receita teria sido elaborada,  há séculos em algum monastério. E somente no período da Renascência teria sido levado à França por Catarina de Médici, quando se casou com Henrique – Duque de Orleans. Os franceses clamam pelo reconhecimento da autoria da receita, alegando que já no ano 791 o doce era confeccionado no monástério de Cormery. Independente de sua origem, no início os macarons eram  apenas bolachas de avelã.

Durante o século XVII  as freiras carmelitas, seguindo o princípio de Theresa D’Ávila: “Amêndoas são boas para as jovens que não comem carne'”, se especializaram na cofecção e comercialização do doce, ficaram conhecidas com Souers Macaron ( irmãs macaron).

Foi apenas no século XX, que Pierre Desfontaines, fundador da famosa Pâtisserie Ladurée, introduziu um recheio cremoso aos macarons, que assumiram assim  a forma como o conhecemos atualmente. Entre os recheios mais clássicos estão, geléia de frutas, creme de manteiga e ganache.

macaron4

No Brasil, já há algum tempo essa delícia vem conquistando paladares e corações. O doce está se mostrando um canditato à altura, e disputa espaço com o bem-casado em ocasiões como casamentos, batizados e  eventos deste gênero. 

Neste último mês, aconteceu em São Paulo a segunda edição do Festival de Macarons  – promovido na Sódoces pelo pâtissier Flávio Frederico. Para o festival, o chef  trouxe nova proposta e incluiu ingredientes salgados no recheio, como foie gras e flor de sal. A novidade encantou os fãs do doce e deixou ainda claro que além de saborosa, a receita é versátil.

Para os curiosos e apaixonados pelo colorido doce, vale a apena experimentar a versão salgada.

 Sódoces – Alameda dos Arapanés , 540 – Moema – Tel. (11)5051-5227
Anúncios

3 comentários

  1. Ué mas a matéria não fala como são os macarons salgados?
    Não há receita nem nenhum comentário. O que é salgado os recheios ou a massa?


  2. legal to querendo fazer essa receita


  3. Eu comí um em um evento, era salgãdo tanto nA MASSA COMO NO RECH~EIO. A APARENCIA DE UM DOCE. DELICIOSO, FAZ TEMPO PROCURO UMA RECEITA SALGÃDA.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: