h1

Julie & Julia

9 de outubro de 2009
Adriana Cortez

Julia ChildJulia Child é a mais famosa cozinheira dos Estados Unidos, sua importância é tamanha que há quem a compare ao inventor da gastronomia. Foi ela que juntamente com James Beard, introduziu e divulgou o refinamento francês sem frescura na cozinha americana. Com seus famosos programas de televisão mostrava ao público pratos feitos com ingredientes não muito comuns, como pato e rãs. Ela própria não era muito comum, tinha 1,88m, uma voz de soprano e um grande ânimo gesticulante, esse conjunto deixava seus programas tão encantadores quanto as receitas. O grande sucesso dessa fórmula fez com que Julia permanecesse na televisão por mais de 20 anos (1963 a 1985).

Além do programa de televisão, Julia escreveu livros que se tornaram best sellers e serviram de aprendizado para gerações de cozinheiros. Seus livros eram feitos com tamanho rigor, que as receitas eram testadas e retestadas inúmeras vezes.

A mais famosa obra de Julia Child, Mastering the Art of French Cooking mudou a vida de uma jovem americana. Cansada do tédio, Julie Powell uniujulie powell o gosto pela cozinha e as receitas do livro de Julia e decidiu que em um ano faria todas as 524 receitas e relataria a experiência em um blog. Todos os dias cozinhava e postava comentários sobre os pratos e sobre sua vida. Nem sempre era fácil prepará-los, outras vezes os ingredientes eram caros demais, mas no fim algo que ela não esperava aconteceu. Seu blog virou um livro best seller e deu origem ao filme Julie & Julia.  

Sucesso absoluto nos Estados Unidos, o filme está na lista dos 10 mais vistos e já rendeu milhões em bilheteria, mas não é para ser visto de estômago vazio. Escrito e dirigido pela americana Nora Ephron além de ser baseado no livro Julie & Julia de Julie Powell é também baseado na autobiografia de Julia Child, Minha Vida na França. 

A história passada no ano de 1948, começa com a chegada de Julia Child, interpretada por Meryl Streep, e seu marido a Rouen, na França. Na cidade Julia fica emocionada com o sabor e a quantidade de manteiga presente em um linguado à la meunière. Naquele instante ela foi fisgada pela maravilha da gastronomia francesa e em seu livro classificou aquela como a refeição mais importante de sua via. Julie & Julia intercala a vida de duas mulheres que, apesar de separadas pelo tempo e pelo espaço, estão ambas perdidas até descobrirem que com a combinação certa de paixão, coragem e manteiga, tudo é possível.

julie-and-julia poster

O livro Minha vida na França chega às livrarias após voltar à lista dos mais vendidos nos EUA. Espera-se agora que a tradução de Mastering the Art of French Cooking não demore a chegar ao Brasil. O filme estréia em todo o país no dia 27 de novembro, enquanto isso confira o trailer.

Anúncios

One comment

  1. Filme absolutamente contagiante, assisti e imediatamente quis cozinhar melhor, fazer um blog, fazer algo especial….Impossível não se apaixonar.
    Uma pena o livro ainda não estar disponível em português!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: