h1

Aceita um drinque com café?

11 de outubro de 2009
Mariana Buck

 café

A planta do café é originária da Etiópia, parte central da África e ainda hoje faz parte da flora local. Mas foram os árabes os responsáveis pela disseminação do hábito de beber café. No início, era conhecido apenas por suas propriedades estimulantes e a fruta era consumida fresca, era também utilizada para alimentar e estimular os animais durante a viagem. Ao contrário do que muitos pensam, o nome café não deriva do nome da região onde é cultivado, Kaffa, mas sim da palávra árabe qahwa – que significa vinho. Por causa desta denominação, no período de introdução do café na Europa, século XIV, era conhecido como vinho das arábias.  

planta café

Graças ao valor comercial que tinha na época, o café foi trazido ao Brasil no ano de 1727, pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta e introduzido no Belém – Pará. As condições climáticas favoráveis permitiram que o cultivo café se espalhasse pelos Estados Brasileiros, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais. 

Atualmento o Brasil é o maior produtor mundial de café, é responsável por 30% do mercado internacional – volume equivalente à soma da produção dos seis maiores produtores. É também o segundo maior consumidor da bebida, só perde para os Estados Unidos.

Consumido por 9 entre 10 pessoas, o cafézinho conquistou o brasileiro e há alguns anos sua imagem e espaço na gastronomia ganharam nova versão. Há dez anos o conceito de café gourmet praticamente não existia por aqui, e poucos acreditavam no sucesso deste tipo de segmento. Por volta do ano 2004, os consumidores passaram a demonstrar maior preocupação com relação à procedência do produto. A partir de então, os grãos arábicos, o café goumet e especial – que apresentam condições especiais para, cultivo, moagem, o ponto de torra – estão em alta.

Junto com essa variedade crescente de café gourmet, a paixão pela bebida vem aumentando e o gosto nacional se aprimorando, assim como receitas de drinques. Quentes ou frios, os novos drinques podem levar sorvetes, destilados, caldas licores, chantilly e até suco de frutas, comprovando a versatlidade do grão.café2

Existem duas regras fundamentais para a elaboração de drinques com café: primeiro é importante destacar o sabor do grão e escolher ingredientes que não apaguem o seu sabor, os outros componentes devem fazer o papel de apenas acessórios no coquetel. A segunda regra é escolher bebidas que harmonizem com o amargor do café. Destilados como uísque, rum e vodca combinam muito bem com esta característica da bebida. Já os fermentados como vinho e cerveja devem ser evitados, com exceção de vinhos fortificados como o  Porto, que por serem doces contrabalançam muito bem com o amargor do café. Até  a cachaça casa bem com a bebida, mas o recomendado é que seja usada uma cachaça envelhecida, por dois ou três anos em carvalho, ipê, amburana. O sabor com toque adocicado, com notas de madeira harmonizam o drinque.

As novas composições com o “pretinho básico” estão fazendo sucesso e conquistando ainda mais fãs para a bebida, toda essa procura incentiva ainda  mais novas criações e fortalece o posição ocupada pelo amado grão.

Para os apaixonados por drinques, café e especialmente coquetéis com a bebida  fica uma bela e saborosa receita como sugestão:

Coffe Cream –  Por  Derivan  de Souza , do Esch Café

Ingredientes: 40 ml de rum escuro, 20 mlxarope Kaly de baunilha, 50ml de café quente, chantilly o quanto baste, granulados coloridos e grãos para decorar.

Modo de preparo: Em uma caneca previamente aquecida com água quente, coloque o rum, o xarope de baunilha e complete com o café. Misture bem. Cubra com o creme chantilly e decore com granulados coloridos e grãos de café. Sirva em seguida.

Rendimento: 1 caneca – Preparo:5 minutos – Execução :fácil

Como sugestão aos amantes e curiosos ficam alguns bons endereços, de São Paulo, relacionados à bebida.

Esch Café – Alameda Lorena,1899 -Jardins – Tel.(11)3062-2285
Santo Grão – Rua Oscar Freire,413 – Jardins – Tel.(11)3082-9986
Spot – Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72 – Cerqueira César                     Tel.(11)3284-6131
L’Entrecôte de Ma Tante – Rua Dr.Mário Ferraz, 17 – Jardim Europa    Tel.(11)3034-5324
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: