h1

Morangos Romanov

20 de outubro de 2009
Adriana Cortez

morangoPertencente à família das rosáceas, a mesma da amora, framboesa, cereja, ameixa, damasco, pêssego, maçã, pera e marmelo, o morango é uma fruta popular no mundo todo, aqui no Brasil é a principal sobremesa durante o inverno. Consumido há mais de dois mil anos na Europa, o morango passou a ser cultivado no Brasil em meados do século 20 quando o Instituo Agronômico de Campinas (IAC) desenvolveu uma variedade precursora que é plantada e comercializada até hoje.

Nos meses de agosto, setembro e outubro, o morango se torna abundante e extremamente delicioso, já que é a época em que chega a seu ponto ideal de acidez e doçura. Os brasileiros saboreiam essa fruta de diversas maneiras, desde natural até sucos, geléias, sorvetes, tortas, bolos, bombons.

bombom morango

Em 1682, na Europa existiam apenas três variedades silvestres do morango, eram muito pequenos, de cultivo difícil e produção irregular, mas eram vermelhos e muito perfumados. As pessoas tinham o costume de usar os morangos como cercas vivas, arrancando o pé da fruta com as raízes e replantando-as em seus jardins.

Esse costume começou a mudar em meados do século 17 quando o botânico e jardineiro britânico, John Tradescant, encontrou no estado da Virgínia, nos EUA, uma planta local que dava um morango vermelho e de sabor mais forte que as já encontradas na Europa.

Começou então um esforço para cruzar a espécie americana com a européia, o que gerou resultados inúteis já que possuíam constituições genéticas diferentes. Em busca de uma fruta melhor e com cultivo mais fácil o botânico, explorador e navegador francês Amédée François Frézier a encontrou no início do século 18. Retornando de uma viagem ao Chile, Amédée trouxe uma espécie que produzia uma fruta do tamanho de uma noz, em tom amarelo e com sabor parecido com o do abacaxi. Estudando a fruta, o agrônomo francês, Antoine Nicolas Duchesne, descobriu que a novidade encontrada na América era cientificamente compatíveis e produziu os híbridos antecessores dos atuais morangos.

A cultivação da nova fruta foi interrompida pela Revolução Francesa em 1789, retornando 1821 quando os primeiros morangos grandes, vermelhos e saborosos foram vendidos. Mas mesmo quando ainda não eram deliciosos, em 1682, os morangos já faziam parte do cardápio de sobremesas.

Conhecido como morangos Romanov, a receita original é feita com açúcar, suco morangos romanov e raspas de laranja, licor Curaçau ou Grand Marnier, kirsch ou vodca; depois os morangos são dispostos em camadas numa taça transparente, entremeados por chantilly aromatizado com essência de baunilha.

O nome desse doce é em homenagem a dinastia de czares, os Romanov, que governaram a Rússia por mais de 300 anos, deixando o poder em 1917 quando os comunistas derrubaram Nicolau II, assassinando-o junto com toda a sua família.

A criação desses deliciosos morangos é atribuída aos pâtissiers do czar Pedro I, o Grande, que governou o país entre 1682 a 1725. Diz à história que o czar adorava creme de leite, tanto em doces como em salgados e também gostava de morangos. Durante uma viagem a Europa Ocidental entre os anos 1697 e 1698 para consolidar sua política expansionista e conhecer novidades logo implantadas em seu país, ofereceram-lhe o morango. Seus pâtissiers o misturaram com creme de leite, dando origem ao doce.

No Brasil, nas décadas de 60 e 70 ele seduziu os clientes das confeitarias e restaurantes mais elegantes do Rio de Janeiro e de São Paulo. Hoje os morangos Romanov são mais conhecidos na região sul e sudeste do Brasil. Como se tornou uma receita popular, perdeu o nome Romanov e agora é servido principalmente em churrascarias, de forma mais simples, com chantilly, sem os outros complementos.

morango com chantilly

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: