h1

Semana Mesa SP

22 de outubro de 2009
Adriana Cortez

semanamesasp

Entre os dias 26 e 30 de outubro, a cidade de São Paulo recebe o maior evento gastronômico do país, a Semana Mesa SP promovido pela revista Prazeres da Mesa e pelo Senac São Paulo. Renomados chefes de países como França e Espanha são alguns dos convidados que movimentarão a capital através de dois eventos simultâneos: o Mesa Tendências e o Prazeres da Mesa ao Vivo.  

A Semana da Mesa nasceu em 2008 a partir de uma nova configuração, que unia o Prazeres da Mesa ao Vivo e o Mesa Tendências. Hoje ele é o maior encontro de gastronomia do país e na última edição cerca de 10 mil pessoas de diversos estados e países participaram do evento.

jantargeracoesO evento começa no dia 26 com o Jantar das Gerações França – Brasil, que será liderado pelos grandes chefes Claude Troisgros e Laurent Suaudeau, com o objetivo de homenagear as gerações de chefes franceses que vivem no Brasil e suas influências sobre nossa cozinha. O evento mais aguardado da edição 2009 conta com 24 chefes franco-brasileiros serão 21 estrelas do Guia Michelin reunidas no evento beneficente que ocorrerá no Grand Hyatt. As doações arrecadadas através da venda dos ingressos serão revertidas para instituições sociais que atuam na promoção de projetos ligados à gastronomia.

Com o patrocínio de grandes empresas como a Petybon, Nespresso e Grand Hyattpatrocinadores e de grandes meios de comunicação como o canal GNT, as rádios BandNews FM e Alpha FM; além de órgãos institucionais como o (Conselho Municipal de Turismo de São Paulo) e Prefeitura de São Paulo e São Paulo Turismo, o acontecimento tem como objetivo debater as tendências gastronômicas e as novas descobertas profissionais, com atividades pagas e gratuitas, voltadas para especialistas e para o público em geral. 

De acordo com Mriella Lazaretti, diretora de marketing da revista Prazeres da Mesa “a Semana Mesa SP foi pensada para agradar amantes da gastronomia, profissionais e estudantes da área, trazendo importantes chefes de todo o mundo.”

aovivo Criado em 2004, o Prazeres da Mesa ao Vivo partiu do princípio que a revista não é apenas uma produção gráfica e editorial, e sim um veículo que promove ações associadas à cultura e experiência gastronômica. Hoje o evento é uma oportunidade tanto para leitores como para chefes e apreciadores da boa mesa acompanhar em um espaço de oito mil m² a produção da edição mais importante.

Em sua sexta edição, com o tema Brasil: Todos os Caminhos Levam à Cozinha de Vanguarda, o Prazeres da Mesa acontecerá entre os dias 28 a 30 de outubro. O evento promoverá aulas e degustações das 14h às 22h, além de exposições de produtos de fornecedores e atuações e, cozinhas especialmente montadas, de diversos chefes renomados.

Organizado em oito salas, padaria e confeitaria, o evento conta com a presença de grandes nomes da gastronomia brasileira como Flavia Quaresma, Mara Salles (Tordesilhas) e Carlos Bertolazzi (Cucina) juntamente com Enrique Olvera, o mais novo talento do México, e Roland Trettl, que caça talentos e cozinha com grandes chefes em seu restaurante na Áustria. Para quem gosta de apreciar uma boa bebida, degustações de vinhos e de cervejas estarão à disposição, mas cobradas a parte.

Rapidamente o Prazeres da Mesa ao Vivo tornou-se referência no Brasil e no exterior e com esse sucesso, em 2007 foi criado o fórum Mesa Tendências, um espaço dedicado a discussões, troca de experiências e conhecimentos entre estudantes e profissionais do setor, como críticos internacionais, jornalistas e chefes do mundo todo.

Este ano o Mesa Tendências deixou de ser um fórum e se tornou um congresso. Com omesatendencia tema Cozinha evolutiva – das raízes à tecnologia, ele terá apresentação de palestras e workshops sob o comando dos mais importantes chefes. Com o objetivo de gerar um intercâmbio de conceitos, teorias, ingredientes, técnicas de cozinha e tecnologias aplicadas à gastronomia, o congresso possui uma programação variada e gratuita para o público em geral e mostra de produtos para especialistas.

Para o Mesa Tendências uma das coisas mais importantes é poder mostrar o valor dos ingredientes locais e como evoluíram as técnicas com o passar do tempo, sem esquecer da base clássica considerada importantíssima para o surgimento de novos conceitos.

stand4

Quem quiser participar  é só realizar a inscrição pelo site da revista Prazeres da Mesa, mas não deixa para a última hora, pois as vagas são limitadas. Não perca este evento internacionalmente famoso.

Endereço – Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823 – São Paulo – SP
Informações e inscrições pelo site www.prazeresdamesa.com.br/semanamesasp
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: