h1

Eles já estão nas prateleiras

23 de outubro de 2009
Mariana Buck

panetoni1Este tradicional pão doce, de massa suave com leve toque de baunilha, frutas secas e um formato semelhante ao de uma cúpula de igreja hoje é um símbolo do Natal. Sua massa sofre um processo natural de fermentação que lhe garante uma consistência macia, uma fatia da sobremesa é rica em carboidrato e possui grande quantidade de gordura .

Sobre sua origem, existem algumas versões. A mais conhecida é de que no século XV um jovem milanês teria se apaixonado pela filha de um padeiro chamado Toni, e para impressionar o pai da moça o rapaz  se disfarçou de ajudante de padeiro e criou a deliciosa receita. O apaixonado atribuiu a receita ao futuro sogro, caiu no gosto dos clientes e ficou conhecido como “Pan de Toni”. Existem mais outras versões para a origem deste saboroso pão, uma delas atribui a invenção aomestre cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão. De acordo com esta versão, o mestre  criou o pão para uma festa em 1395.

Sobre seu criador não há certezas mas, de fato o panetone persiste como símbolo de sobremesa natalina até os dias de hoje. Com o passar do tempo, diversas técnicas e receitas aprimoraram este delicioso e delicado pão doce e hoje são diversas as variações do panetone: tem os recheados, trufados, receados com sorvete, salgados, a colomba pascoal e mais diversas outras adaptações.

panetoni2

O hábito de comer esta sobremesa na época do Natal, surgiu em Milão, se espalhou pela Itália e encantou paladares dos mais variados cantos do mundo. No Brasil, teria chegado em 1952  pelas mãos do italiano Gian Bauducco, que em sua doceria no Brás preparava o doce pão natalino. Atualmente os brasileiros consomem cerca de 20 mil toneladas por ano, concentrado no período entre os meses de outobro e dezembro. Estamos na segunda quinzena de outubro e eles já enfeitam as prateleiras dos mercados do Brasil inteiro e tem para todos os gostos, idades e bolsos.GorroDeNatal3

Além de satisfazer e alegrar o paladar do brasileiro em época de festas, o panetone movimenta a economia neste período do ano, assim como na páscoa há um aumento vertiginoso no consumo de chocolate, na época de festas há um faturamento de cerca de R$ 250 milhões.

O Natal está chegando e neste período de confraternização o panetone não pode deixar de marcar presença. Fica uma receita para os apaixonados pela sobremesa e pela arte de cozinhar.

Ingredientes:

– 1 xícara de chá de leite

– 500g de frutas cristalizadas

– 1 colher de chá de sal

– 1 colher de sopa de essência de panetone

– 2 ovos inteiros

– 1 xícara de chá de mel

– 1/2 xícara de chá de óleo de milho

– 7 xícaras de chá de trigo

– 4 tabletes de fermento biológico

– 1/2 xícara de chá de açúcar

Modo de preparo: Misture em uma panela o leite e o açúcar e leve para amornar. Transfira para uma tigela e misture o fermento, mexa até dissolver. Adicione uma xícara de farinha e mexa até que fique homogêneo. Cubra a tigela com papel filme e deixe  descansar em um local aquecido, por 30 minutos. Enquanto isso, leve ao fogo o óleo e o mel, deixe até levantar fervura. Deixe amornar e então, acrescente e  misture com um batedor manual os ovos e a essência de panetone. Reserve. À  parte, peneire a farinha restante e o sal. Incorpore à massa crescida, o creme de ovos alternando com o trigo, misturando sempre. Em seguida transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 15 minutos. Coloque a massa em uma tigela, cubra com papel filme e deixe crescer por 45 minutos. Depois, abra a massa e espalhe as frutas cristalizadas. Enrole como rocambole e distribua a massa em duas formas de papel próprias para panetone, com capacidade para 500g cada uma. Coloque a massa até metade da forma e deixe crescer por mais 30 minutos. Ligue o forno à temperatura média por 45 minutos.

Anúncios

One comment

  1. […] saber mais sobre a origem do panetone e como faze-lo em casa veja “Eles já estão nas prateleiras” Chocolateria Duetto – Rua Desembargador do Vale, 1.046, Vila Pompeia – Tel.3872-2001. Seg. a […]



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: