h1

Restaurant Week

29 de outubro de 2009
Adriana Cortez

restaurante weekO famoso Restaurant Week movimentou as cidades portuguesas de Lisboa e Porto. Para quem não conhece o primeiro restaurante week surgiu em Nova York, há 16 anos em parceria com o Fashion Week. Seu objetivo era aumentar as vendas na época de baixa temporada, conhecida como “slow season”.

Na primeira edição participaram 90 restaurantes, hoje a adesão é de mais de 10.000 restaurantes. A Restaurant Week dura normalmente uma semana e já é organizada em mais de 100 capitais e grandes cidades do mundo como Londres, Chicago, Brasília, São Paulo e Sidney.

O conceito do Restaurat Week é de democratizar o acesso aos restaurantes e dinamizar as cidades através da promoção da vida social das pessoas em locais e momentos considerados mais proprícios como a refeição. Para isso os restaurantes aderem a iniciativa apresentando um menú específico e preços especiais proporcionando o acesso à gastronomia e a estabelecimentos nem sempre acessíveis a todos.

Para comemorar o facto, os restaurantes aderentes à iniciativa, apresentam um Menú Específico a um Preço Especialmente Convidativo, proporcionando o acesso à gastronomia e estabelecimentos nem sempre acessíveis a todos.

Em maio foi a primeira vez do Restaurant Week em Lisboa, foram servidas 12.506 refeições em 25 restaurantes. Olisboa sucesso foi tanto que uma nova edição foi realizada entre os dias 8 e 18 de outubro. Os estabelecimentos serviaam entrada, prato e sobremesa a 20 euros por pessoa em 42 dos melhores restaurantes da cidade, como o Olivier, Mezzaluna e Eleven.

portoDepois das duas doses em Lisboa, o Restaurant Week desembarcou no Porto entre os dias 21 a 31 de outubro. Em todos os casos a bebida é paga à parte e 1 euro é revertido para instituições beneficentes. Na cidade participam 22 dos melhores restaurantes, sendo indispensável que o cliente faça uma reserva no restaurante para participar do evento. Entre os restaurantes escolhidos estão: A Cozinha do Manel, Artemísia, Boca do Lobo (Hotel Infante de Sagres), Bull & Bear, Góshò (Porto Palacio Congress Hotel and Spa), Itamae, Jardim d`Inverno (Hotel Ipanema Park).

Na cidade de Lisboa as instituições escolhidas foram a Janela Aberta que é um centro de acolhimento temporário de menores em risco, e a Ajuda de Berço que acolhe crianças de 0 a 3 anos. Na cidade do Porto a instituição Ajuda de Berço e a Mulher Atenta que realiza ações diversas junto com a população foram as beneficiadas.  Em todas as cidades que passa é obrigatório a ajuda a entidades. Um dos parceiros para a realização deste evento é o jornal Metro, conhecido também aqui no Brasil. 

Agora vamos aguardar as próximas edições do evento programadas em 2010 durante as épocas de inverno em São Paulo e Nova York. Confira algumas dicas para esse evento, retiradas do site da Veja São Paulo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: