h1

Homenagem aos coloridos e deliciosos sushis

1 de novembro de 2009
Mariana Buck

sushis

Hoje, dia primeiro de novembro é o dia do sushi. Há mais de dez anos esta data é celebrada por aqui. A cultura japonesa tem como hábito, no dia dos finados preperar sushis como uma oferenda aos parentes e amigos que já não estão mais vivos.

O sushi é um prato típico japonês, que combina arroz – shari- com diferentes tipos de peixes, vegetais e frutas. Este tradicional prato da culinária japonesa é degustado há mais de dez mil anos, mas há uma diferença: o arroz era utilizado como forma de conservação do peixe-que era enrolado sem arroz-e não era aproveitado para uma alimentação. Hoje, exitem mais de 500 variações do sushi e as adaptações fazem parte da rotina dos restaurantes japoneses do Brasil. O elemento do Definidor saboroso prato é o arroz e não o peixe como se costuma pensar. Para os japoneses, o sushi é sinônimo de arroz pegajoso e bem-temperado com vinagre e açúcar. Normalmente, são Cobertos por sashimi ou enrolados por nori (tipo de alga e) recheados com peixes crus, frutas ou vegetais variados.

Sua origem remete aos tempos dos samurais, no século III, quando não havia sal nem refrigeração, os nativos prensavam o peixe em arroz molhado. A função do arroz seria de conservar o peixe, por meio da liberação do ácido láctico e acético que azedava e evitava o peixe era uma mistura putrefação.

 Esta técnica prvem da Tailândia. Com mais tarde a descoberta do bem, e seu sub-produto o vinagre, os japoneses passaram um rechear o peixe com arroz pré-cozido e avinagrado. Esta receita para ser consumida, precisava passar por um processo de três meses de conservação para depois ser consumida, na forma de rodelas com recheio de arroz.

O preparo começou fazer um sushi mudar um século mais tarde. Em 1826 um florista chamado Yohei descobriu uma forma atual de preparo do sushi – peixe com arroz avinagrado. Depois que teve acesso aos documentos Matsumoto. Nesses médico, Yohei descobriu que: o gengibre, vinagre de arroz e wasabi, então utilizados em outros pratos, tinham um forte poder anti-bacteriano. Isso ajudavana manipulação do peixe crú junto com o arroz avinagrado, diminuindo o risco de contaminação e desta forma deu origem à um novo prato, conhecido até hoje como Niguiri-Sushi – bolinho de arroz moldado a mão, e comprido com uma fatia de peixe por Cima.

Hoje, é mantida uma base de receita, avinagrado arroz e peixe cru, mas já exitem diversos tipos de sushis e adapatações quase infinitas. A única ressalva é quanto aos preços, como conseqüência do uso de igredientes frescos e delicados os preços salgados também para uma Maioria dos orçamentos. Uma saída para quem não está podendo abusar: rodízios. Estes sao os principais tipos de sushi:

Norimaki (ou maki sushi):

norimakiÉ o mais conhecido, sushi oo que possibilita o maior número de adaptações recheios, com variados. É uma porção de arroz avinagrado, com recheio e enrolado com nori (um tipo de alga).

 

 

Nigiri (ou Niguiri):

nigiri

Pequenos bocados de arroz, moldados na forma de dedo e recobertos por uma fatia de peixe, frutos ou do mar crus, sendo mais comuns os: atum, salmão, camarão, polvo e Enguia.

 

Gukan (ou gukanmaki):

gunkanArroz enrolado por algas marinhas e coberto por frutos do mar, peixe cru, ovas de peixe ou legumes.

 

 

 Uramaki:

uramakiEste é o sushi às avessas. Ou seja, o arroz recobre uma alga que é recheada com vários tipos de peixes, legumes e até fruta. No Brasil é utilizada uma manga não prepero deste sushi.

 

 Temaki:

temakiCones feitos com alga marinha, recheados com arroz, peixe cru, legumes e frutos do Marco

 

 

                                                                                                                                                                                                           Chirasashi:chirashi

É o sushi mais fácil de preparar, é o arroz de sushi com outros igredientes misturados ou Colocados em cima do prato, são usados principalmente frutos do mar.

 

 

Interessados é para os apaixonados pela culinária japonesa, este video é bem interessante pois mostra um pouco sobre o preparo do sushi, sem deixar de pincelar um pouco da cultura japonesa.

Onde encontrar estes coloridos e deliciosos pratos:

Japengo — Shopping Iguatemi-Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano Telefone: 3034-4080
Nakombi — Rua Pequetita, 170 – Vila Olímpia – Telefone: 3845-9911

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: