h1

Você confere a data de validade dos alimentos?

6 de novembro de 2009
Mariana Buck

prazovalidadeO tempo passa para os alimentos também, o período que garante  segurança do consumo varia conforme o alimento. Por exemplo, os farináceos duram de 6 a 12 meses, produtos em embalagens loga vida de 2 a 12 meses,  enlatados de 12  a  24 meses, alimentos à base de margarina 8 meses, mas depois de aberto apenas 10 dias; fechado iogurte 1 mês, depois de aberto 5 dias, requeijão 2 meses, depois de aberto oito dias.

No Brasil desde 1984, os alimentos perecíveis, industrializados, acondicionados em embalagens devem apresentar impressas instruções para conservação durante o transporte, comercialização e consumo. Apenas como hortaliças, legumes e frutas frescas não precisam seguir esta exigência – mas ainda assim devem apresentar as datas em   que o legume, fruta ou hortaliça foi embalado.

comidas

O prazo de validade é fundamental para o consumidor, garante a ingestão de alimentos em condições apropriadas, além  de assegurar o direito de reclamação, caso o alimento esteja  dentro prazo de validade mas não adequado ao consumo. A conservação incorreta de alimentos, como por exemplo dos que necessitam de refrigeração, favorece uma proliferação de microorganismos e contribui para que o alimento estrague rapidamente, aumentam portanto os casos de infecção alimentar. Consumir alimentos com data de validade vencida, mal embalados, conservados de maneira inadquada pode trazer danos à saúde. Comer pão embolorado pode levar à uma  infecção intestinal – e não adianta retirar o bolor visível, porque mesmo que não estejam visíveis a olho nu, milhares de bactérias estarão espalhadas pelo seu pãozinho, carnes vencidas possuem bactérias extremamente tóxicas, que provocam intensa infecção intestinal, com febre altíssima e pode levar à morte.

Comida é coisa séria, tem ligação direta com a nossa saúde, tudo o que ingerirmos provocará reflexos, positivos ou negativos, em nosso corpo. Para evitar os perigos trazidos pela  má conservação e armazenamento, alguns cuidados são fundamentais: adquirir o hábito de conferir  datas de validade, tomar cuidado com o armazenamento e conservação, dar  atenção especial a higiene durante o preparo.

Hoje, em um supermercado em um bairro paulistano, Campo Belo, o “Mambo”, houve uma denucia anônima: Estavam sendo  colocados à venda latas sem data de validade, comidas impróprias para o consumo, pães embolorados, peixe sem local de origem, carnes sem data de validade. O gerente foi preso, saiu mediante ao pagamento de fiança – fornecer alimentos impróprios para o cosumo é crime.

Há um mês, num restaurante chinês no bairro da Liberdade, em São Paulo, além da sujeira, produtos sem data de validade, guardados em prateleiras enferrujadas, foi encontrado um siri no banheiro!!!!

Acontecimentos  como estes, nos fazem refletir sobre a qualidade e adequação dos alimentos que ingerimos. Atenção! Confira os prazos de validade, produtos que requerem refrigeração são mais delicados.

validade

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: