h1

Tão antigas quanto populares

17 de novembro de 2009
Adriana Cortez

As panquecas surgiram na França, há nove mil anos atrás. Diz a lenda que elas surgiram quando uma mulher derramou mingau acidentalmente no fogão e percebeu que além de cozinhar rápido era fácil de manusear e tinha um sabor delicioso.

Logo após a descoberta, a receita difundiu-se por toda a Europa. Hoje ela é frita na chapa ou na frigideira, feita com ovos, farinha e leite; algumas receitas adicionam fermento e outros ingredientes.

Nos EUA, por exemplo, são chamadas de American Pancakes, são servidas no café da manhã e acompanhadas de chocolate, mel ou maple syrup, um xarope extraído da seiva de uma determinada árvore. Já na maioria dos países da América do Sul, as panquecas são salgadas e para servir elas enroladas e recheadas de carne ou frango.

Após a década de 20, as panquecas se tornaram um prato comum em várias partes do mundo. Servidas quentes ou frias elas podem ser o prato principal ou fazer parte de uma salada, como ensina a receita:

Ingredientes da massa: 1 xícaras de chá de farinha de trigo, 2 xícaras de chá de leite, 1 colher de café de sal e 2 ovos.

 Ingredientes da salada: alface, tomate, cenoura ralada e cebola.

Modo de fazer: Bata no liquidificador e faça as panquecas na frigideira, a receita rende mais ou menos dez panquecas. Pegue uma panqueca passe maionese e coloque folhas de alface, rodelas de tomates, cebolas, cenouras ralada, cubra com outra panqueca e passe maionese de novo e vá fazendo camadas do tamanho que preferir, no verão é uma delícia. Se quiser pode temperar a salada como preferir antes de montar.

Já o crepe, apesar ser feito com os mesmo ingredientes das panquecas nasceu no mesmo país mais exatamente no norte da França, na Bretanha, mas foi em Paris que ele foi aperfeiçoado e ganhou fama no mundo inteiro. A palavra original, crepe, tem origem do latim e significa enrolado. Em cada país ele possui um nome, na Rússia chama blinis e na Itália são conhecidos como crespelles ou frittatines e são recheados com salmão ou espinafre com parmesão. No Brasil, ao contrário das panquecas que são enroladas, os crepes são recheados e dobrados para servir no prato ou então em forma de cone para comer com a mão. No site do programa Mais Você encontra-se receitas tanto de crepes quanto de panquecas, ambos de vários sabores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: