h1

Ratatouille, da mesa para o cinema

18 de novembro de 2009
Adriana Cortez

No filme Ratatouille, produzido pela Pixar em 2007, Remy é um ratinho que vive em Paris e sonha brilhar como cozinheiro, mas o fato de não ser humano impede a realização desse sonho. Mas uma reviravolta em sua vida faz com que ele conheça Linguini, o novo ajudante de cozinha do famoso restaurante Gusteau’s, e juntos eles enfrentam o maior de todos os desafios: o crítico gastronômico, Anton Ego. 

Com ar sério e difícil de ser agradado, Ego foi inspirado em François Simon, crítico gastronômico do jornal Le Figaro e do seu suplemento Figaroscope, além de ser autor de vários livros sobre culinária e restaurantes franceses.

Mas o que é exatamente esse prato que ganhou fama após ser preparado pelo simpático ratinho Remy, em “Ratatouille”?  O ratatouille surgiu no século XVIII e é um prato típico de Provence, na França. Frio ou quente, é servido como entrada ou como acompanhamento de outros pratos, como os assados.

Considerado um dos pratos que melhor representa a região do Mediterrâneo, o ratatouille é um refogado com azeite de oliva, pimentão, beringela, abobrinha, tomate, cebola e alho, todos ingredientes típicos de uma cozinha saudável e aromática.  De acordo com o “Pequeno Dicionário da Gastronomia”, ratatouille pode ser traduzido como ragôut de legumes ou prato de berinjelas.  

O resultado da mistura de gastronomia e cinema é delicioso. O competente chef  de cuisine Remy mostra que cozinha é coisa séria e que é necessário atenção redobrada aos detalhes para que a receita não “desande”. De acordo com ele, a escolha dos ingredientes é essencial para a preparação de um prato, que fica ainda melhor com o azeite de oliva para dar o toque final.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: