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Não é só vitamina C

24 de novembro de 2009
Adriana Cortez

Sinônimo de vitamina C, a laranja surgiu na Ásia, mais precisamente na Malásia, Indonésia e Filipinas, também se especula seu surgimento no sul da China onde se sabe que a fruta já era conhecida há 4 mil anos atrás.

No Brasil, a laranja chegou através dos colonizadores portugueses no século 16 e se adaptou tão bem que hoje nós lideramos a produção mundial, dominando 33% do mercado.

A fruta contém além da vitamina C (duas laranjas por dia fornecem a quantidade total de vitamina C de que o organismo precisa), grandes quantidades de cálcio, potássio, sódio e fósforo.  As vitaminas do complexo B e do complexo A também estão presentes, juntamente com açúcares simples e fontes de energia.

Existem centenas de tipos de laranja, mas somente duas espécies distintas: a Citrus sinensis, laranjas mais doces, como a laranja-lima, e a Citrus aurantium, as laranjas mais azedas. Já a grapefruit (Citrus paradisi) é uma prima da laranja, sendo maior e mais amarga.

As laranjas mais conhecidas são:
Bahia Surgiu no século 19 de uma mutação natural no estado da Bahia, é uma das mais utilizadas no preparo de receitas doces e salgadas, por não possuir sementes e ser bem fácil de descascar.

Seleta – É pouco ácida, tem polpa suculenta e casca amarelo-clara. Muitos acreditam que a laranja seleta deu origem a laranja Bahia, por serem muito parecidas.

Lima – Por ser muito doce esse tipo de laranja é recomendado para crianças pequenas e para pessoas com problemas digestivos.  

Pêra – essa laranja é menor que as outras e seu sabor varia de levemente doce para levemente azedo, ela é muito usada no preparo de sucos e comidas. É a mais importante, pois responde por cerca de 70% da produção brasileira. 

 Muitas pessoas não sabem como comprar, armazenar, cortar a laranja, por isso separamos algumas dicas: ao escolher a laranja, dê preferência as mais pesadas, pois elas têm mais suco. Não deixe de observar a casca da fruta, algumas devem ser mais lisas e outras mais porosas. Para o armazenamento seguro, a laranja deve estar em local fresco e arejado, preferencialmente fora da geladeira. Quando for cortar a laranja, use uma faca de aço, pois outros metais quando em contato oxidam a vitamina C. Quanto ao suco, ele deve ser consumido imediatamente e estar fresco ou gelado senão perde a vitamina C, por isso que as receitas à base de laranja não são consideradas fontes de vitamina.

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One comment

  1. Olha a laranja aí…. Acessa procê vê…..kkkkkkk



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