h1

Dourada como ouro

27 de novembro de 2009
Adriana Cortez

Rubus idaeus, popularmente conhecida como framboesa, possui mais de 300 variedades e é natural da Europa, América do Norte e Ásia. Suas cores variam do vermelho vivo ao negro, passando pelo púrpura mas a novidade é a cor dourada.

Ela surgiu inexplicavelmente, nem o mais experiente dos botânicos sabe ao certo explicar o ouro no meio de uma florada de framboesas vermelhas. A primeira impressão que a framboesa dourada passou foi a de estar estragada e que não servia para o consumo por não ter a pigmentação vermelha.

A variedade dourada existe a pouco mais de 80 anos, é mais delicada que as outras e começou a ser cultivada nos Estados Unidos comercialmente há 30 anos. Ela possui um sabor e personalidade particulares e é fruto de uma mutação genética: o albinismo.

No Brasil é cultivada na encosta de uma montanha com vista para a Pedra do Baú, na região de Campos do Jordão. A plantação ainda pequena é coberta por essa fruta doce e quase cremosa, que é colhida manualmente.

A maior parte da produção destina-se ao consumo interno, como sucos, geléias e doces, mas a meta é aumentar a produção no ano que vem. Se você tiver a oportunidade não deixe de prová-la direto do pé, seu amarelo ouro provoca uma sensação incomum na boca.

Geleia dourada

Ingredientes: 500g de framboesa dourada, 350g de açúcar, 1 maçã pequena, sem casca e cortada em cubinhos.

Preparo: Ponha todos os ingredientes em uma panela grande. Leve ao fogo bem baixo. Durante todo o processo, não deixe de mexer. Quando a mistura atingir ponto de fio, desligue o fogo. A consistência será meio líquida. Ainda quente, transfira a geleia para um vidro esterilizado com tampa. Ela estará pronta para consumo após esfriar completamente em temperatura ambiente. Conserve na geladeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: