h1

Quente ou frio?

28 de novembro de 2009
Adriana Cortez

Uma salada de folhas com ingredientes quentes não parece nada convidativa principalmente no verão. Em um país onde as temperaturas podem bater os 35ºC, as pessoas querem mais é algo refrescante.

Mas quem disse que elementos mornos não podem deixá-la ainda mais apetitosa? Frango, peixes e frutos do mar grelhados combinados com verduras, temperos e frutas mantém as características de frescor da salada.

Na Tailândia, por exemplo, é costume brincar com essa mistura de quente e frio no mesmo prato. O resultado é surpreendente, sabores contrastantes e mais elaborados.

Para quem experimenta a salada morna não precisa de outro prato, parece ter feito uma refeição completa. A leveza das hortaliças e um pouquinho de comida quente dão essa sensação. Experimente a salada de camarão com abóbora e para acompanhar um suco de abacaxi com hortelã, tudo típico do verão brasileiro.

Salada de camarão com abóbora

Ingredientes – Salada: ½ abóbora japonesa, 400 ml de leite de coco, 1 litro de água
20 camarões grandes, Mix de folhas (rúcula, alface roxa, alface friz), sal e pimenta-do-reino a gosto, suco de um limão, gergelim para salpicar

Marinada – 1 dente de alho, 3 ramos de endro, 100 ml de vinagre, 50 ml de azeite de oliva, 4 colheres (chá) de açúcar, 1 colher (chá) de sal, 1 pimenta dedo-de-moça (sem as sementes)

Molho – Suco de 2 laranjas, 1 colher (chá) de mostarda, sal e folhas de coentro a gosto

Modo de preparar:  Cortar a abóbora com a casca em lâminas finas no formato meia lua. Levar ao fogo o leite de coco e a água mais uma pitada de sal. Cozinhar as lâminas de abóbora aos poucos até que fiquem al dente. Em seguida, misturar os ingredientes da marinada e espalhar sobre as lâminas de abóbora já cozidas. Deixar esfriar e conservar em geladeira. Para fazer o molho, misturar todos os ingredientes, mexer e reservar. Temperar os camarões com sal, limão e pimenta-do-reino. Grelhar rapidamente em uma chapa. Na montagem, colocar as lâminas de abóbora dispostas no fundo do prato. Por cima, dispor o mix de folhas e regar com o molho. Por fim, acrescentar os camarões ainda quentes e salpicar um pouco de gergelim.

Suco de abacaxi com hortelã:

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de abacaxi descascado e picado, 200 ml de água,
5 folhas de hortelã, adoçante e gelo a gosto

Modo de Preparo – No liquidificador, junte todos os ingredientes e bata até obter um líquido homogêneo. Desligue o liquidificador e transfira o suco para um copo. Sirva a seguir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: