h1

Nativo do Brasil

10 de dezembro de 2009
Adriana Cortez

Você conhece o mel de abelhas indígenas sem ferrão? Ele é um líquido amarelo claro, translúcido, ácido e levemente adocicado, bem diferente do mel denso, encorpado e extremamente doce das abelhas européias e africanas, que normalmente consumimos.

As diferenças não ficam somente no sabor, o mel das abelhas indígenas  ainda não é considerado mel. De acordo com as normas do Mercosul, só pode ser considerado mel o produto derivado de abelhas Apis melliferas (africanas e europeias), com umidade máxima de 20% e aí está a diferença. O mel de abelha indígena, Meliponíneas, tem ate 35% de umidade.  Já na quantidade mínima de açúcares redutores é exigido para a Apis 65%, já a Meliponineas é de 50%. Esses índices influenciam a vida do mel.

A novidade é que mesmo não sendo regulamentado, seu manejo foi autorizado em 2004 e muitas comunidades estão sendo incentivadas para criar esse tipo de abelha e dela extrair o mel. Mas a comercialização dele ainda é considerada clandestina.

Hoje praticamente não existe mais abelha européia por aqui, apenas a africana e mesmo que esse tipo de abelha produzá mais o mel indígena vale dez vezes mais porque tem um gosto diferente e de acordo com o Instituto Adolfo Luz possui mais antibióticos.

Se o problema é a umidade alguns produtores optam pela desumidificação, orientação dada por órgãos estaduais, o que gerou uma grande polêmica pois muitos acreditam que com esse processo ele perde a autenticidade. Quando a desumidificação é feita pelo processo de aquecimento há outro porém, o mel perde o valor nutricional e seus antibióticos naturais.

O problema para legalizar o mel da abelha indígena não é técnico, é só uma questão de boa vontade. Até agora nada foi resolvido por causa de uma lei muito comum no Brasil, a leio do menor esforço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: