h1

Biscoitos de Natal

11 de dezembro de 2009
Adriana Cortez

A imensa variedade de biscoitos de Natal é feita principalmente na América do Norte devido às tradições locais e familiares de troca de presentes. A cultura do biscoito surgiu nos anos 30 e se mantém firme até os dias de hoje, especialmente entre as crianças, já que elas tem o costume de deixar biscoitos e leite para o Papai Noel na véspera do Natal, como um agrado na hora de entregar os presentes.

Os biscoitos são feitos em formatos de figuras natalinas, como botas, árvores de natal, renas e o mais famoso deles, o Gingerbread man (formato de homenzinho). Ele surgiu nos EUA e existe uma lenda que conta como foi feito o primeiro homenzinho.

Diz à lenda que uma mulher fazendeira cozinha um biscoito de gengibre em forma de uma pessoa e o decora com olhos, bocas e botões. Quando ela tenta comê-lo junto com seu marido, o biscoito cria vida e diz “não me coma!”, e sai pela janela gritando: “corra, corra, corra o máximo que puder. Você não me pega, eu sou o homem biscoito de gengibre!”. A família sai correndo atrás dele pela floresta e vários animais também tentam comê-lo. Quando ele tenta atravessar o rio, pede ajuda a uma raposa que o leva em seu focinho e tenta nadar até a outra margem, porém, com o rio ficando mais fundo, a raposa lança-o no ar para então, comê-lo.

O Gingerbread man é tão famoso nos EUA que criou vida nas animações da Dreamworks no filme Shrek

Retiramos do site da Folha de São Paulo uma receita de biscoitos de natal, quem sabe colocando-os na janela o Papai Noel não vai trazer mais presentes.

Glacê real – ingredientes

:: 2 claras de ovo
:: 250 g de açúcar de confeiteiro impalpável
:: 1 colher (sopa) de suco de limão coado

Modo de fazer:

1. Coloque as claras com duas colheres de açúcar na batedeira, em velocidade baixa
2. Vá acrescentando o açúcar aos poucos e o suco de limão. Bata por dez minutos
3. Guarde em recipiente totalmente fechado e, enquanto estiver usando, cubra com um pano úmido

Massa – ingredientes 1. Em uma vasilha, coloque 1 xícara (chá) de açúcar, 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1/2 colher (chá) de fermento e uma pitada de sal. Misture com as mãos.

2. Junte 200 g de manteiga gelada, um ovo e misture mais. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

3. Com um rolo, abra a massa e corte os biscoitos utilizando as forminhas. Polvilhe-os com açúcar e leve-os ao forno médio por cerca de dez minutos.

4. Deixe esfriar sobre uma grade. Para decorar, adicione corante em gel à pasta americana e abra-a com ajuda do rolo. Passe geleia ou glacê no biscoito e cubra-o com a pasta.

5. Se preferir usar glacê, espalhe-o com as costas de uma colher sobre todo o biscoito e decore com confeitos.

6. Outra opção é desenhar sobre o biscoito com glacê, usando um bico de confeiteiro. Depois de pronto, guarde os biscoitos em lata fechada por uma semana.

Onde encontrar:

Barra Doce  – www.barradoce.com.br – tel.5543-6652
M. Dragonetti – www.dragonetti.com.br tel. 3846-8782
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: