h1

Mais antiga que o Brasil

9 de fevereiro de 2010
Adriana Cortez

A farofa faz parte do dia a dia do povo brasileiro, de norte a sul do país. Feita com ingredientes salgados como ovo, couve e lingüiça ou com ingredientes doces como banana e abacaxi, ela se tornou unanimidade nacional, e acompanhante de pratos como a feijoada e o churrasco.

Normalmente, a farofa é considerada guarnição, mas quando é incrementada pode se tornar o prato principal. Em uma época do ano o consumo de farofa bate todos os recordes, o Natal. Quem mais iria acompanhar o leitão ou o peru?

Criada pelos tupis guaranis, grupo que é encontrado do sul da Amazônia ao litoral brasileiro, antes da colonização portuguesa. De acordo com eles, a farofa deve ser preparada com farinha de mandioca e raramente com a farinha de milho.

Alguns historiadores gastronômicos dizem que a farofa surgiu para diminuir a dor de estomago. A primeira receita foi feita a partir do casco de tartaruga, colocava-se a farofa dentro e aquecia o casco, fazendo com que a gordura se soltar, estava pronta para servir. Esse modo de preparo é chamado farofa de casco e existe até hoje, mas é obviamente vetado pelo IBAMA.

A seguir destacamos uma receita de farofa com lingüiça e ovo de codorna, retirado do site do programa Mais Você.

Ingredientes: 2 gomos de linguiça de sua preferência, 9 ovinhos de codorna (já cozidos e descascados), meia cebola média, meio pimentão, 2 dentes de alho, 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga, 1 colher (sopa) bem cheia de salsa e cebolinha já picados, 1 pacotinho de tempero completo, 1 caldo de carne, 1 tomate médio, 1 copo e meio americano de farinha de mandioca.

Modo de Preparo: Em uma panela, frite na manteiga, a cebola picada, o pimentão cortados em cubinhos, a salsa e a cebolinha, o alho picado e a linguiça cortada em pedaços pequenos. Deixe fritar bem, acrescente o tempero completo e o caldo de carne. Acrescente os ovinhos e mexa devagar para não quebrar e para pegar gosto. Acrescente a farofa, mexa bem, retire do fogo e por último acrescente o tomate picado. Não deixe o tomate cozinhar, sirva a seguir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: