h1

Arroz Vermelho

18 de fevereiro de 2010
Adriana Cortez

Pouco conhecido, o arroz vermelho é servido com suã, a vértebra de porco. Cultivado no Vale do Piancó, na Paraíba, hoje ele tem sido lavrado também no Vale do Paraíba, em São Paulo. A diferença desse arroz para o comum é o seu tempo de cozimento, o vermelho demora mais. A duração do alimento também é diferente, dura cerca de 90 dias.

Mesmo sendo chamado de arroz vermelho, sua cor é amendoada, assim como o sabor. No Maranhão, onde existe grande produção, é chamado de arroz da terra, os grãos são integrais e arredondados.

A tradição do arroz vermelho na cidade de Cruzeiro é antiga, vem do século 18. Na época, conhecida como Caminho do Ouro, os tropeiros cruzavam a cidade indo a Minas Gerais ou Paraty e, quando paravam para descansar comiam o arroz vermelho com a carne rejeitada pelos fazendeiros.

Esse tipo de arroz chegou ao Brasil com os portugueses e se espalhou pelo país, sendo predominante no Maranhão. Um dia a Coroa portuguesa precisou de grande quantidade de arroz branco então proibiu a produção do vermelho no Brasil. Desse modo a produção do vermelho foi mantida apenas em regiões semiáridas como o Vale do Piancó na Paraiba.

Hoje o arroz é encontrado, mas não em grande quantidade apesar de São Paulo estar investindo na produção e a primeira safra já estar pronta. O plantio no Vale do Paraíba foi fruto de diversas pesquisas lideradas por técnicos do IAC (Instituto Agrônomo de Campinas), e da colaboração de dez produtores.

O Vale do Paraíba já é o maior produtor de arroz irrigado do Estado, e agora também investe no plantio de arroz arbóreo, koshinikare, moti, preto e, agora, no arroz vermelho, muito usado pela culinária local.

Cultivada no Vale do Paraíba, a variedade tem chamado atenção de fornecedores e chefs de cozinha como Alex Atala, que esteve em Guaratinguetá, durante um workshop sobre arroz negro. “Os produtos do Vale são de grande qualidade. O gosto de cereal do arroz vermelho é muito potente”.

Anúncios

One comment

  1. Eu sou a cozinheira deste arroz levamos ele á 9 anos para o revelando.Hoje eu costumo falar q o revelando é pai do arroz vermelho de Cruzeiro..Pois foi no revelando q o arroz ficou conhecido em sp..



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: