h1

Quanto mais quente, melhor!

28 de julho de 2011
Adriana Cortez

 Se você é fã de pimenta e concorda com a frase “quanto mais quente melhor” vai se deliciar com a Bhut jolokia.         Conhecida também como pimenta fantasma ou simplesmente jolokia, é a nova mania gastronômica e a mais forte do mundo.

Criada há dez anos em Tezpur, na Índia, a jolokia é fruto do cruzamento das pimentas mais ardidas atraindo a atenção, as lágrimas e fortes emoções dos pimenteiros de plantão.  Agora a pergunta que não quer calar, por que um fruto que queima a boca faz tanto sucesso? A explicação de especialistas é: pimenta também vicia!

O efeito bombástico da pimenta começa na língua. Quando alguém morde uma pimenta, ela se rompe e libera a capsaicina, seu composto químico ativo mais importante. A substância estimula os receptores de calor, causando ondas de calor e suor, e de dor presentes em toda a língua. O cérebro interpreta esse ardor como se a língua tivesse sido queimada e estimula a produção de endorfina, resposável pela sensação de bem-estar.

No Brasil, não temos o costume de comer a pimenta em pasta como fazem os peruanos, aqui só em porções pequenas ou a conta gotas, frescas ouem conservas. Devidoa grandes regiões ensolaradas a pimenta nasce o ano todo, principalmenteem Minas Gerais, Goiás, Pará, Ceará, Bahia e São Paulo.

Agora super valorizada, com a ajuda da popularização dos pratos mexicanos e peruanos, a pimenta pode ser apreciada em muitos restaurantes. Falta apenas saber, você teria coragem de experimentar?

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: